

Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
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valendo 100% da notaFinalizado
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a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Uma das universidades particulares do Rio Grande do Sul, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), começou uma pesquisa para compreender os efeitos da violência no desempenho escolar e no próprio cérebro de crianças entre 10 a 12 anos. Segundo o coordenador da pesquisa, Augusto Buchweitz, até o presente 40 alunos foram estudados. Os resultados prévios mostram que as crianças que expostas a ambientes violentos apresentam um desempenho escolar abaixo da média. Ademais, o funcionamento do cérebro delas também é diferente se comparado ao das crianças que vivem num ambiente pacífico. Portanto, com esse estudo, podemos levantar as afirmativas que a violência tem efeito negativo na capacidade de prestar atenção e sentir empatia. Esse cérebro exposto à violência não responde quando elas precisam decidir sobre sentimentos de outras pessoas. Nesse caso, o cérebro está numa situação de extrema sobrevivência. Por conseguinte, essa violência sofrida na infância pode continuar na idade adulta quando o estresse aumenta, bem como as chances de desenvolvimento de doenças vasculares, transtornos psicológicos e abuso de álcool e drogas.
Fonte: https://portal.pucrs.br/noticias/pesquisa/projeto-investiga-impactos-da-violencia-no-cerebro-do-adolescente/#:~:text=Projeto%20investiga%20impactos%20da%20viol%C3%AAncia%20no%20c%C3%A9rebro%20do%20adolescente,-segunda%2Dfeira%2C%2018&text=Mem%C3%B3ria%2C%20aten%C3%A7%C3%A3o%20e%20emo%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o,na%20Revista%20PUCRS%20n%C2%BA%20184.. Acesso em: 31 jul. 2025.


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