/
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Texto 3

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a uma determinada ruptura. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores (GADOTTI, 1994, p. 579).

Fonte: GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC. CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Anais. Brasília, 1994.

 

Foram selecionados três trechos que falam sobre o Projeto Político-Pedagógico - PPP, podemos identificar sua importância e necessidade no contexto escolar. Pensando neste documento, a proposta para você aluno, é desenvolver o PPP, em especial o Capítulo I – Marco Situacional, como proposta do MAPA, conforme os critérios expressos a seguir.

Você deve fazer o preenchimento seguindo as informações expostas e preenchendo apenas o que for solicitado.

As informações apresentadas não podem ser de dados já existentes em estabelecimentos oficiais.

A instituição de ensino deverá ser Ensino Fundamental.

 

Nome do Estabelecimento:

Endereço:

Município:

Estado:

Telefone:

e-mail:

Dependência administrativa:

Núcleo Regional de Educação:

Entidade Mantenedora:

Localização:

CAPÍTULO I – MARCO SITUACIONAL

Observação: os itens abaixo deverão ser descritos em forma de texto

1. Organização da entidade escolar

1.1. Oferta de Ensino.

O estabelecimento Oferta:

Qual a idade dos alunos atendidos?

O Atendimento é parcial ou integral? Há atendimento intermediário?

Qual(is) o turno(s) de funcionamento?

Oferta a Educação Especial? Em quais modalidades?

1.2. Histórico do Estabelecimento

Descrever como se deu a criação do estabelecimento e as mudanças de nomenclatura ocasionadas pela oferta de ensino. Indicar na descrição os Decretos e Resoluções.

Justificar a escolha do nome do estabelecimento e incluir breve biografia do patrono, caso a escolha tenha sido feita em homenagem a alguém.

1.3. Recursos Físicos Materiais e Humanos

Qual o número de:

• Turmas:

• Alunos:

• Professores:

• Pedagogos/Coordenadores:

• Funcionários:

• Diretor Auxiliar:

OBSERVAÇÃO: Apenas quantificar.

Qual o número dos Ambientes Pedagógicos e seus Recursos Materiais (o que tem em que cada ambiente):

• Salas de aula;

• Sala de Recursos;

• Salas de contraturno;

• Sala de Apoio Pedagógico;

• Sala de Multimídia;

• Laboratório de Ciências, Química e Biologia;

• Biblioteca;

• Laboratório de Informática;

• Classe Especial;

• Auditório;

• Parques;

• Pátios;

• Outros: Quais?

1.4. Regime Escolar: (  ) Anual (   ) Semestral

1.5. Organização Escolar: ciclo, série, etapa ou outras formas de organização?

1.6. Organização Curricular: 

Desenvolver as competências e habilidades, Promover, Fomentar.

A organização curricular no PPP é o planejamento detalhado de “o quê”, “quando” e “como” ensinar, de modo a alcançar os objetivos educacionais estabelecidos pela escola.

1.7. Considerações sobre o Calendário Escolar:

O que está previsto no calendário? (Descrever).

1.8. Caracterização da Comunidade Escolar:

Qual a renda média dos pais (salário mínimo)?

 

Atenção:

- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café. 

- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.

- Lembre-se, caso faça citações e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café). Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale com o Mediador.

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista