c) Justifique a relevância do contexto educacional para o mercado de trabalho desde a primeira revolução industrial até o século XXI, nos dias atuais. (A sua resposta deverá ter de 5 a 10 linhas).

c) Justifique a relevância do contexto educacional para o mercado de trabalho desde a primeira revolução industrial até o século XXI, nos dias atuais. (A sua resposta deverá ter de 5 a 10 linhas).   d) Discorra, com argumentos positivos e negativos, sobre o impacto de tecnologias, como a Inteligência Artificial, no contexto do trabalho […]

Ver Mapa
b) Relacione o pós Segunda Guerra Mundial com o contexto geopolítico que classificou países de Primeiro e de Terceiro Mundo no cenário da terceira revolução industrial.

b) Relacione o pós Segunda Guerra Mundial com o contexto geopolítico que classificou países de Primeiro e de Terceiro Mundo no cenário da terceira revolução industrial. (A sua resposta deverá ter de 5 a 10 linhas).   c) Justifique a relevância do contexto educacional para o mercado de trabalho desde a primeira revolução industrial até […]

Ver Mapa
a) Escreva sobre o impacto revolucionário que inaugurou o capitalismo industrial a partir da tecnologia da máquina a vapor e inaugurou de forma objetiva a ideia de desenvolvimento econômico.(A sua resposta deverá ter de 5 a 12 linhas)

SEGUNDA ETAPA: Responder às questões a seguir: Nenhuma tecnologia é neutra. Todas elas sempre afetam a humanidade em algum grau. O Texto 1 nos revela que a noção de desenvolvimento econômico está diretamente relacionada com a tecnologia. As inovações nos beneficiam de algumas formas e, de outras, nos prejudicam. Assim, um aspecto importante que deve […]

Ver Mapa
O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros.

Texto 2 O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros. Quanto mais complexa a tecnologia desenvolvida, mais elaborado e caro era o processo de invenção ou descoberta. O ‘país desenvolvido’ típico tinha mais de mil cientistas e engenheiros para cada milhão de habitantes […]

Ver Mapa
Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar

Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações […]

Ver Mapa
Um grafo ponderado, também conhecido como grafo valorado, é um tipo de grafo onde cada aresta possui um valor associado, chamado de peso ou custo.

Um grafo ponderado, também conhecido como grafo valorado, é um tipo de grafo onde cada aresta possui um valor associado, chamado de peso ou custo. Esses valores podem representar diversas medidas, como distância, custo, tempo, ou qualquer outra grandeza relevante para o problema modelado pelo grafo. Na figura 2 é possível constatar o peso de […]

Ver Mapa
Um ponto comum na experiência histórica da perspectiva do desenvolvimento de vários países europeus, bem como os Estados Unidos, é a importância das inovações tecnológicas

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO: leitura dos textos de apoio. Texto 1 Um ponto comum na experiência histórica da perspectiva do desenvolvimento de vários países europeus, bem como os Estados Unidos, é a importância das inovações tecnológicas, as quais reduzindo os custos de produção, provocavam o aumento das quantidades produzidas, com reduções de preços. A demanda em […]

Ver Mapa
Nesse momento você irá planejar e organizar, de modo geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso preencha o quadro abaixo com as informações necessárias

ATIVIDADE 3 Nesse momento você irá planejar e organizar, de modo geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso preencha o quadro abaixo com as informações necessárias, de acordo com as seguintes orientações: - Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo; - Você deverá escolher entre 2 e 4 grupos musculares que […]

Ver Mapa
No contexto da ginástica de academia, a coreografia se refere ao planejamento estruturado da movimentação em sincronia com a música, sendo essencial

ATIVIDADE 4 No contexto da ginástica de academia, a coreografia se refere ao planejamento estruturado da movimentação em sincronia com a música, sendo essencial para organizar as aulas coletivas de forma dinâmica e funcional. Ela é a combinação harmônica entre ritmo, tempo musical e movimentos específicos de cada modalidade. Uma ferramenta pedagógica amplamente utilizada nesse […]

Ver Mapa
2. Durante a prática de atividades físicas e esportivas, os músculos atuam de diferentes maneiras dependendo do movimento e da resistência envolvida.

Durante a prática de atividades físicas e esportivas, os músculos atuam de diferentes maneiras dependendo do movimento e da resistência envolvida. O comportamento muscular pode variar conforme a situação e a demanda do gesto esportivo. Com base nesse contexto, identifique os tipos de ação muscular e descreva cada um deles.   O torque é uma […]

Ver Mapa
3. O torque é uma grandeza física que descreve a tendência de uma força em provocar rotação em torno de um ponto ou eixo.

O torque é uma grandeza física que descreve a tendência de uma força em provocar rotação em torno de um ponto ou eixo. No contexto do movimento humano e do exercício físico, o torque é fundamental para compreender como músculos e articulações interagem para gerar movimento. Durante atividades como levantar pesos, correr, arremessar ou chutar, […]

Ver Mapa
O treinamento funcional é voltado para o desenvolvimento de movimentos naturais e integrados, trabalhando várias articulações e grupos musculares

O treinamento funcional é voltado para o desenvolvimento de movimentos naturais e integrados, trabalhando várias articulações e grupos musculares ao mesmo tempo. São utilizados movimentos como: puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr e saltar (D’ELIA, 2016). No entanto, quando trabalhamos com alunos com deficiência (motora, intelectual, visual ou auditiva), é essencial compreender como adaptar […]

Ver Mapa
Quero falar com um especialista