Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os […]

Ver Mapa
Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]

Ver Mapa
Aplicando os princípios de liderança democrática e atuação dos colegiados escolares (Unidade 3), proponha um formato de encontro coletivo (assembleia, fórum, roda de conversa)

3 – Evento Central de Mobilização (aprox. 8–10 linhas)  Aplicando os princípios de liderança democrática e atuação dos colegiados escolares (Unidade 3), proponha um formato de encontro coletivo (assembleia, fórum, roda de conversa), apresente uma agenda básica e indique como os colegiados (APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil) poderiam participar. Explique como o gestor deve conduzir […]

Ver Mapa
Questão 2. Desenvolva um exemplo de código em Java que utilize try-catch-finally para capturar uma exceção de entrada inválida ao tentar converter uma String em número decimal.

Questão 2. Desenvolva um exemplo de código em Java que utilize try-catch-finally para capturar uma exceção de entrada inválida ao tentar converter uma String em número decimal.   import java.util.Scanner;       public class CadastroProduto {   public static void main(String[] args) {        Scanner sc = new Scanner(System.in);            System.out.print("Digite o […]

Ver Mapa
Etapa 2: Elaborar um Plano de Aula para a atividade do circuito psicomotor que você montou.

Etapa 2: Elaborar um Plano de Aula para a atividade do circuito psicomotor que você montou. Este deve conter: Objetivo (1), Conteúdo (quais os conceitos psicomotores que serão trabalhados), Desenvolvimento (descrever o desafio mencionando o conceito psicomotor trabalhado), Recursos (materiais utilizados) e Avaliação (como você vai verificar o desempenho dos alunos).   Etapa 3: Escrever […]

Ver Mapa
Durante uma consulta em uma clínica, uma cliente apresenta edema significativo nos membros inferiores e relata sensação de cansaço frequente e dificuldade em realizar atividades físicas leves.

ETAPA 1 Contexto: Situação Hipotética Durante uma consulta em uma clínica, uma cliente apresenta edema significativo nos membros inferiores e relata sensação de cansaço frequente e dificuldade em realizar atividades físicas leves. Ao observar o quadro, você, percebe a possibilidade de insuficiência venosa crônica, uma condição relacionada à má circulação sanguínea.   Neste contexto, é […]

Ver Mapa
(d) Hipóteses de Pesquisa: Proponha duas hipóteses relacionadas ao seu problema de pesquisa:

(d) Hipóteses de Pesquisa: Proponha duas hipóteses relacionadas ao seu problema de pesquisa: Uma hipótese nula (H0): que represente a ausência de relação ou efeito. Uma hipótese alternativa (H1): que proponha a existência de uma relação ou efeito que você espera encontrar. Explique brevemente como essas hipóteses poderiam ser testadas e como elas orientarão a […]

Ver Mapa
(c) Objetivos Específicos: Para alcançar seu objetivo geral, liste pelo menos três objetivos específicos.

(c) Objetivos Específicos: Para alcançar seu objetivo geral, liste pelo menos três objetivos específicos. Estes devem detalhar as etapas ou as sub-questões que você precisará investigar para responder ao problema e atingir o objetivo principal. Utilize verbos no infinitivo. (d) Hipóteses de Pesquisa: Proponha duas hipóteses relacionadas ao seu problema de pesquisa: Uma hipótese nula […]

Ver Mapa
(b) Objetivo Geral: Com base no problema de pesquisa que você formulou, elabore o objetivo geral do seu projeto. Lembre-se que o objetivo geral deve ser o propósito principal do seu estudo, expresso com um verbo no infinitivo.

(b) Objetivo Geral: Com base no problema de pesquisa que você formulou, elabore o objetivo geral do seu projeto. Lembre-se que o objetivo geral deve ser o propósito principal do seu estudo, expresso com um verbo no infinitivo. (c) Objetivos Específicos: Para alcançar seu objetivo geral, liste pelo menos três objetivos específicos. Estes devem detalhar […]

Ver Mapa
Em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, a capacidade de identificar um problema, planejar a sua investigação e propor soluções embasadas em dados e análises sólidas

Olá acadêmico(a) do curso de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem) e tem como objetivo principal fazer com que você se sinta imerso(a) na realidade do planejamento e execução de um estudo, reconhecendo o projeto de pesquisa não apenas como um requisito acadêmico, mas como uma bússola […]

Ver Mapa
A essência da pesquisa reside na busca por respostas, e essa busca não é aleatória, mas um processo racional e sistemático. Como bem aponta Gil

REFLEXÃO: A essência da pesquisa reside na busca por respostas, e essa busca não é aleatória, mas um processo racional e sistemático. Como bem aponta Gil (2010), a pesquisa é requerida quando não existem informações suficientes para responder a um problema, ou os dados disponíveis não estão organizados a ponto de serem relacionados de forma […]

Ver Mapa
A realidade da pesquisa acadêmica, com sua vasta gama de literatura existente e a constante evolução do conhecimento, exige que o pesquisador

EXPERIMENTAÇÃO: A realidade da pesquisa acadêmica, com sua vasta gama de literatura existente e a constante evolução do conhecimento, exige que o pesquisador, especialmente na iniciação científica, seja não apenas curioso, mas também extremamente estratégico em sua abordagem. Frequentemente, trabalhos acadêmicos promissores e ideias inovadoras não alcançam seu potencial máximo, não por falta de inteligência […]

Ver Mapa
Quero falar com um especialista