ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025   O Programa Saúde na Escola, conforme descrito pelo Ministério da Saúde do Brasil (2011), tem como objetivo colaborar na formação integral dos estudantes por meio de estratégias promotoras e preventivas da saúde. As atividades educativas em saúde são realizadas nas escolas pertencentes aos territórios […]

Ver Mapa
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, […]

Ver Mapa
MAPA - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

MAPA - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025   É incontestável que a formação de professores sempre esteve atrelada à organização do trabalho produtivo. Nos anos de 1990, as estratégias das políticas da Educação deveriam preparar os indivíduos para as exigências do novo século. Nesse sentido, as políticas, não só no […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025   Excerto 1 O professor do século XXI precisa dominar muito mais do que o conteúdo a ser ministrado, técnicas ou procedimentos didáticos metodológicos tradicionais que envolvem tarefas para casa, trabalhos extraclasse ou em grupo, dentro e fora da sala de aula, […]

Ver Mapa
MAPA - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

MAPA - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025   De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”. Isso implica desenvolvermos não somente a capacidade de examinar – prática historicamente herdada do modelo tradicional de ensino e internalizada por nossa própria trajetória […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025   Avaliação é um conceito amplo, cuja origem não se deu na escola, mas no setor industrial, de onde se expandiu para diversas áreas da vida social. Ainda assim, práticas avaliativas já faziam parte do cotidiano humano muito antes disso, presentes nas decisões que […]

Ver Mapa
MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025   A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam contribuir com a futura prática docente, bem como elucidar alguns pressupostos metodológicos  que visem ao processos de ensino-aprendizagem em […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025   Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil, como proposto na BNCC, elas têm a oportunidade de explorar ambientes e fenômenos e também a […]

Ver Mapa
MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Para se compreender a análise antropológica, deve-se estudar o que os antropólogos fazem: a etnografia. Praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, desenvolver a sensibilidade para com o outro, dentre outras […]

Ver Mapa
MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o […]

Ver Mapa
Quero falar com um especialista