ATIVIDADE 1 - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2025 O adoecimento é um processo natural que pode ocorrer em qualquer fase da vida, influenciado por fatores biológicos, genéticos e comportamentais. Doenças comuns, como gripes, resfriados e condições crônicas, como diabetes e hipertensão, podem se desenvolver independentemente do ambiente de trabalho. O envelhecimento também […]

Ver Mapa
PORTFÓLIO - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2025

PORTFÓLIO - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2025   Olá, aluno(a)!  Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Imersão Profissional? Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:  Etapa 1  - Leia o texto de apoio.  - Assista às Aulas da disciplina, disponível no Studeo – Ambiente […]

Ver Mapa
MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025   Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, o que garante os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O brincar […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025   As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos surgem sobre as influências dessas novas tecnologias no desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças optam […]

Ver Mapa
MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025   Segundo os estudos da disciplina Saúde e Educação, é papel das escolas brasileiras promover estratégias de saúde infantil, incluindo a educação para hábitos alimentares saudáveis.  “Os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dialogam com as políticas públicas já existentes no país, em estratégias que visam, também, […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025   O Programa Saúde na Escola, conforme descrito pelo Ministério da Saúde do Brasil (2011), tem como objetivo colaborar na formação integral dos estudantes por meio de estratégias promotoras e preventivas da saúde. As atividades educativas em saúde são realizadas nas escolas pertencentes aos territórios […]

Ver Mapa
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, […]

Ver Mapa
MAPA - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

MAPA - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025   É incontestável que a formação de professores sempre esteve atrelada à organização do trabalho produtivo. Nos anos de 1990, as estratégias das políticas da Educação deveriam preparar os indivíduos para as exigências do novo século. Nesse sentido, as políticas, não só no […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025   Excerto 1 O professor do século XXI precisa dominar muito mais do que o conteúdo a ser ministrado, técnicas ou procedimentos didáticos metodológicos tradicionais que envolvem tarefas para casa, trabalhos extraclasse ou em grupo, dentro e fora da sala de aula, […]

Ver Mapa
MAPA - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

MAPA - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025   De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”. Isso implica desenvolvermos não somente a capacidade de examinar – prática historicamente herdada do modelo tradicional de ensino e internalizada por nossa própria trajetória […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025   Avaliação é um conceito amplo, cuja origem não se deu na escola, mas no setor industrial, de onde se expandiu para diversas áreas da vida social. Ainda assim, práticas avaliativas já faziam parte do cotidiano humano muito antes disso, presentes nas decisões que […]

Ver Mapa
Quero falar com um especialista