ATIVIDADE 1 - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS - 53_2025

ATIVIDADE 1 - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS - 53_2025   Imagine que você é o(a) Gestor(a) de RH da “GRH Talents Factory”, uma grande indústria do ramo de cosméticos e que emprega mais de 2.000 (dois mil) funcionários e, pensando em otimizar os processos de Recrutamento e Seleção de talentos, você […]

Ver Mapa
MAPA - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2025

MAPA - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2025 Olá, estudante de Gestão de Recursos Humanos. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem – MAPA.   O objetivo dessa atividade é fazer com que você se sinta imerso aos conteúdos estudados, no que tange à compreensão dos cálculos rescisórios e […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2025 O adoecimento é um processo natural que pode ocorrer em qualquer fase da vida, influenciado por fatores biológicos, genéticos e comportamentais. Doenças comuns, como gripes, resfriados e condições crônicas, como diabetes e hipertensão, podem se desenvolver independentemente do ambiente de trabalho. O envelhecimento também […]

Ver Mapa
PORTFÓLIO - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2025

PORTFÓLIO - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2025   Olá, aluno(a)!  Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Imersão Profissional? Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:  Etapa 1  - Leia o texto de apoio.  - Assista às Aulas da disciplina, disponível no Studeo – Ambiente […]

Ver Mapa
MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025   Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, o que garante os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O brincar […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025   As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos surgem sobre as influências dessas novas tecnologias no desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças optam […]

Ver Mapa
MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025   Segundo os estudos da disciplina Saúde e Educação, é papel das escolas brasileiras promover estratégias de saúde infantil, incluindo a educação para hábitos alimentares saudáveis.  “Os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dialogam com as políticas públicas já existentes no país, em estratégias que visam, também, […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025   O Programa Saúde na Escola, conforme descrito pelo Ministério da Saúde do Brasil (2011), tem como objetivo colaborar na formação integral dos estudantes por meio de estratégias promotoras e preventivas da saúde. As atividades educativas em saúde são realizadas nas escolas pertencentes aos territórios […]

Ver Mapa
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, […]

Ver Mapa
MAPA - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

MAPA - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025   É incontestável que a formação de professores sempre esteve atrelada à organização do trabalho produtivo. Nos anos de 1990, as estratégias das políticas da Educação deveriam preparar os indivíduos para as exigências do novo século. Nesse sentido, as políticas, não só no […]

Ver Mapa
ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025   Excerto 1 O professor do século XXI precisa dominar muito mais do que o conteúdo a ser ministrado, técnicas ou procedimentos didáticos metodológicos tradicionais que envolvem tarefas para casa, trabalhos extraclasse ou em grupo, dentro e fora da sala de aula, […]

Ver Mapa
Quero falar com um especialista