O texto anterior apresenta as seis (6) competências elencadas para o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental pela Base Nacional Comum Curricular

O texto anterior apresenta as seis (6) competências elencadas para o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando essas competências, elabore um plano de aula para duas (2) aulas de língua inglesa para uma turma do Ensino Fundamental, anos finais. Seu plano de aula deve […]

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5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável. Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no […]

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4. Elaborar repertórios linguístico-discursivos da2 língua inglesa, usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país

4. Elaborar repertórios linguístico-discursivos da2 língua inglesa, usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.

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3. Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.

3. Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.

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2. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento

2. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

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Compreendendo o conceito de MC, imagine que você está elaborando o planejamento de uma aula de LI sobre clothes, que inclui vocabulário e expressões utilizadas frequentemente nesse contexto.

Compreendendo o conceito de MC, imagine que você está elaborando o planejamento de uma aula de LI sobre clothes, que inclui vocabulário e expressões utilizadas frequentemente nesse contexto. Descreva, em um texto de até 25 linhas, pelo menos um material complementar que você poderia utilizar para o ensino deste conteúdo, bem como o modo como […]

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Um elemento muito importante para o ensino de Língua Inglesa (LI), é o Material Didático (MD). Entende-se que o MD é ​"o conjunto de objetos envolvidos nas atividades-fim da escola

Um elemento muito importante para o ensino de Língua Inglesa (LI), é o Material Didático (MD). Entende-se que o MD é ​"o conjunto de objetos envolvidos nas atividades-fim da escola" ​(LAJOLO, 1996, p. 4), ou seja, todo material que foi elaborado com intuito de promover ensino/aprendizagem, podendo incluir livro didático, flashcards, áudios, vídeos, entre tantos […]

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Com base nos conceitos estruturais de Ferdinand de Saussure estudados na Unidade V e nas contribuições do gerativismo chomskyano, explique

Com base nos conceitos estruturais de Ferdinand de Saussure estudados na Unidade V e nas contribuições do gerativismo chomskyano, explique como a teoria de Chomsky dialoga com (e ao mesmo tempo rompe com) a visão estruturalista da linguagem. Em sua resposta (de no máximo 30 linhas):   Defina os principais conceitos saussurianos que fundamentaram a […]

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Além do próprio Chomsky e de Saussure, essa discussão também é aprofundada por autores como Leonor Fávero e Maria Cristina de Andrade

Além do próprio Chomsky e de Saussure, essa discussão também é aprofundada por autores como Leonor Fávero e Maria Cristina de Andrade (2013), que analisam o funcionamento da Gramática Universal, e por Cunha, Costa e Martelotta (2013), que apresentam as diferentes teorias linguísticas em perspectiva crítica e comparativa.   Questão para Desenvolver

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De acordo com Chomsky (1972), “a aquisição da linguagem é uma questão de crescimento e maturação de capacidades relativamente fixas, em condições externas adequadas

De acordo com Chomsky (1972), “a aquisição da linguagem é uma questão de crescimento e maturação de capacidades relativamente fixas, em condições externas adequadas”. Essa perspectiva inatista reformulou a forma de compreender a linguagem e passou a dialogar com áreas como a psicolinguística e as ciências cognitivas.

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A abordagem saussuriana fundamentou a linguística estruturalista, influenciando teorias posteriores, como a de Noam Chomsky, que, ao propor o Gerativismo

A abordagem saussuriana fundamentou a linguística estruturalista, influenciando teorias posteriores, como a de Noam Chomsky, que, ao propor o Gerativismo, buscou ultrapassar os limites da descrição formal da língua. Chomsky argumenta que a linguagem é uma faculdade inata do ser humano, estruturada por uma Gramática Universal compartilhada por todas as línguas naturais, acessada por meio […]

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