Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos. De acordo com os pressupostos da psicogênese do número, baseados na teoria de Jean Piaget, a criança constrói o conceito de número gradualmente, por meio de experiências concretas e significativas. O número não é aprendido como um dado pronto, mas como uma construção mental que exige coordenação de diferentes aspectos: correspondência termo a termo, inclusão hierárquica, reversibilidade e conservação.
Nesse processo, o papel do professor é de mediador, proporcionando situações didáticas desafiadoras, nas quais a criança possa refletir sobre suas ações e reorganizar seus esquemas de pensamento. Por isso, a utilização de materiais concretos (como palitos, tampinhas ou brinquedos) e o desenvolvimento de jogos simbólicos e atividades lúdicas (como a simulação de um “bazar”) são fundamentais. Essas vivências favorecem a compreensão do valor posicional, da base dez e das trocas entre unidades, dezenas e centenas, respeitando o ritmo e o estágio de desenvolvimento de cada criança.
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