

Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030O agente físico Vibrações, tanto as Vibrações de Mão e Braço (VMB) ou Vibração de Corpo Inteiro (VCI) são amplamente encontrados nas mais diversas atividades econômicas existentes nas Organizações. A vibração de mãos e braços é produzida por ferramentas manuais energizadas, utilizadas nas mais diversas atividades, como furadeiras, motosserras, marteletes, entre outras. Já a vibração de corpo inteiro resulta do trabalho em veículos, como ônibus, tratores, caminhões, rolo compactador, motoniveladora, pá carregadeira, escavadeiras, máquinas agrícolas, aeronaves etc.
Vibração ocupacional (VCI e VMB) pode causar sérios danos à saúde do trabalhador. A exposição ocupacional continuada às vibrações pode gerar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas, esqueléticas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada.
A área de segurança e saúde no trabalho, deve estar atenta para não incorrer em culpa. Os efeitos da vibração no organismo humano dependem de quatro variáveis: pontos de aplicação da vibração em mãos, braços ou no corpo inteiro; frequência das oscilações; aceleração e tempo de duração da exposição. Outro erro muito comum é presunção de verdade, quando medem apenas corpo inteiro e deixam de medir as vibrações de mãos e braços.
Além da importância da medição e controle dos níveis de vibração ocupacional para proteger a saúde do trabalhador, é importante a adoção de outras medidas preventivas, entre elas, o uso de ferramentas ergonômicas, EPIs apropriados e organização do trabalho com pausas regulares para reduzir o tempo de exposição.
Fonte: https://www.rsdata.com.br/quais-sao-os-tipos-de-vibracoes-ocupacionais/. Acesso em: 28 jul. 2025.


Mapas Relacionados