

Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Na Educação Matemática contemporânea, não basta propor metodologias ativas como um modismo; é preciso intencionalidade pedagógica e fundamentação teórica. As práticas ativas, discutidas no capítulo 5 do material, colocam o estudante como protagonista da aprendizagem, favorecendo a construção de significados e a integração entre teoria e prática. Já a UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), estudada no capítulo 3, orienta-se pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, propondo etapas que garantem a identificação do conhecimento prévio, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora.
Nesta atividade, você deverá estruturar uma UEPS a partir de uma habilidade da BNCC – Matemática (Ensino Fundamental, Anos Finais), detalhando cada etapa do processo. Lembre-se de que a escolha da habilidade deve estar vinculada a um objeto de conhecimento e deve ser explorada em consonância com metodologias ativas.
Ferramentas digitais como PhET Colorado, Kahoot ou Mentimeter podem ser integradas, desde que tenham intencionalidade pedagógica.


Mapas Relacionados