Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030MAPA - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025
Imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo (a) formado (a) trabalha em uma Escola de Educação Infantil com uma turma de alunos de 4 a 5 anos. No início do ano letivo você percebe que boa parte destes alunos apresentam algumas dificuldades referentes ao desenvolvimento psicomotor. Diante disso, verifica a necessidade de propor uma atividade psicomotora que estimule vários conceitos psicomotores, ou seja, montar um circuito de atividades psicomotoras. Segundo Lisbo et al (2024) os circuitos psicomotores no contexto da educação infantil compreendem atividades divertidas e lúdicas que auxiliam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. E consiste numa série de desafios, brincadeiras e exercícios que estimulam diferentes conceitos psicomotores.
LISBO, L. B.; BATISTA, L.C.; MOREIRA, C. A. A importância dos circuitos de psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Eletrônica Interdisciplinar. Barra das Garças/MT: UNIVAR, v. 6, n.1, 2024.
Diante disso, a sua atividade MAPA segue as seguintes etapas:
Etapa1: Montar um circuito psicomotor para os alunos desta turma de Educação Infantil (4 a 5 anos) cujos desafios propostos trabalhem três conceitos psicomotores da sua escolha. Para isso, é necessário que:
CONCEITO PSICOMOTOR | ATIVIDADE/DESAFIO |
1. |
|
2. |
|
3. |
|
Observação: Não é necessário aplicar a atividade psicomotora.
Etapa 2: Elaborar um Plano de Aula para a atividade do circuito psicomotor que você montou. Este deve conter: Objetivo (1), Conteúdo (quais os conceitos psicomotores que serão trabalhados), Desenvolvimento (descrever o desafio mencionando o conceito psicomotor trabalhado), Recursos (materiais utilizados) e Avaliação (como você vai verificar o desempenho dos alunos).
Etapa 3: Escrever um texto de 15 a 25 linhas definindo cada um dos conceitos psicomotores trabalhados no seu circuito psicomotor. O texto pode ser fundamentado com conteúdo do livro didático ou outras fontes. Ao final deve-se incluir as referências bibliográficas seguindo as normas da ABNT.
OBSERVAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora disponível na Sala do Café.
- Não é necessário aplicar a atividade psicomotora.
- Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.
- Fique atento a qualidade da imagem da foto para que fique evidente o que está sendo solicitado.
- O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT. Não esqueça das referências bibliográficas.
- Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
- Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta "Fale com o Mediador".
Mapas Relacionados