/
MAPA - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 53_2025
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

MAPA - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 53_2025

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 53_2025

Olá, acadêmico (a)! Espero que você esteja bem. Vamos à nossa atividade MAPA?

Ao longo da disciplina de Estética Facial, são abordadas diversas disfunções estéticas, incluindo a acne, comum na adolescência e que pode afetar também adultos. Além de comprometer a pele, a acne pode impactar o comportamento, gerando insegurança e isolamento social. Quando não tratada adequadamente, pode deixar cicatrizes permanentes, sendo essencial a avaliação precoce e o tratamento correto para evitar complicações.

SANTOS, Lilian Lucy dos; MORAES, Lilian Rosana dos Santos. Estética facial. Maringá, PR: Unicesumar, 2020.

 

ETAPA 1: De acordo como tema apresentado, analise o caso clínico abaixo:

Sofia, uma adolescente de 16 anos, procurou atendimento queixando-se de ter "muitas espinhas no rosto" que não melhoravam. Ela relatou que a acne, que a incomoda desde os 13 anos, piorou significativamente nos últimos seis meses, com o surgimento de pápulas e pústulas, principalmente na testa, nariz e queixo, mas também nas bochechas e mandíbula. Essa situação a deixava bastante constrangida, afetando sua autoestima e a forma como interagia socialmente.

Durante a conversa, Sofia descreveu sua rotina de cuidados com a pele, que incluía algumas práticas que chamaram a atenção. Acreditando que a oleosidade era a principal causa da acne, ela lava o rosto cerca de cinco vezes ao dia usando um sabonete com ácido salicílico. Ela fazia isso para "secar" a pele, mas percebia que, após a lavagem, a pele ficava "repuxando" e, parecia ficar ainda mais oleosa ao longo do dia. Além disso, Sofia tinha o costume de tomar banhos muito quentes e usava água na mesma temperatura elevada para lavar o rosto, achando que isso "abria os poros" e ajudava na limpeza profunda. Apesar da sensação de ressecamento e de a pele "repuxar" depois de lavar, ela não usava nenhum tipo de hidratante facial, com medo de que isso pudesse "engordurar" a pele e agravar a acne. Não havia outros sintomas sistêmicos, e ela negava alergias. A mãe e o pai de Sofia tinham histórico de acne na adolescência.

No exame físico, observou-se a presença de comedões abertos e fechados, pápulas e algumas pústulas, com reação inflamatória, sem cistos e nódulos. Havia também algumas cicatrizes e hipercromias de lesões anteriores. A pele da Sofia apresentava áreas de vermelhidão e uma leve descamação, indicando ressecamento e irritação, mesmo com a percepção de oleosidade que ela tinha. A textura da pele estava um pouco áspera em certas regiões.

 

ETAPA 2: Com base no caso clínico acima e no livro da disciplina, responda ao que se pede:

1) Descreva a fisiopatologia da acne.

2) Cite o grau de acne que a paciente apresenta? Justifique sua resposta.

3) Explique, com base no home care para peles acneicas, se está correta ou não a conduta de lavar o rosto 5 vezes ao dia para reduzir a oleosidade e a acne.

4) Considerando o grau de acne que Sofia apresenta, um profissional habilitado poderia fazer a extração manual da acne, técnica conhecida como limpeza de pele? Explique sua resposta.

​_________________________________________________

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo. ​
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=qCEcKdHtK7s  (copiar e colar no navegador de internet).
  4. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA. ​
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações. Nesse caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista