Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Imagine que você é um nutricionista que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atendeu um paciente idoso do sexo masculino na UBS, acompanhado do filho, que relatou que, nos últimos 6 meses, o pai vem apresentando falta de apetite, muito cansaço, falta de energia e teve duas quedas no banheiro, e que, no horário do jantar, só quer chá-mate e bolacha de água e sal, já que refere não sentir muita fome nesse horário. Apresenta baixa aceitação das carnes, feijão, frutas, verduras e legumes, e relatou um emagrecimento em torno de 5 kg, sendo o peso atual = 52,5 kg, altura = 1,72 m, e, ao calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), obteve 17,74 kg/m², classificado como baixo peso, e também está apresentando os seguintes sintomas nos últimos meses: palidez acentuada da pele e das mucosas, dificuldade de cicatrização da pele, queda de cabelo com perda do brilho natural e seco, e no exame físico o nutricionista observou uma diminuição importante de tecido subcutâneo. E os exames bioquímicos solicitados pelo médico indicaram hemoglobina de 11,5 g/dl, hematócrito = 37%, ferritina de 14 ng/ml e VCM e HCM diminuídos.
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da disciplina de Avaliação Nutricional, como está o estado nutricional do paciente? Conforme os dados antropométricos do paciente, qual o diagnóstico nutricional e o que é possível verificar de risco? Lembrando que, para o diagnóstico nutricional, é necessária uma avaliação detalhada.
Nesse cenário, é fundamental que o nutricionista tenha em mente a importância de uma anamnese nutricional detalhada para conhecer os hábitos alimentares do paciente, a rotina diária e o estilo de vida. Nesse aspecto, é essencial que o estudante de Nutrição entenda que a alimentação, assim como o comportamento do indivíduo – o qual pode ser modificável – pode ajudar a ter um envelhecimento saudável, qualidade de vida e prevenir as doenças crônicas.
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Pensando que você é o nutricionista da UBS comentada acima e considerando a importância de identificar o estado nutricional do paciente precocemente, com sinais sugestivos de deficiências nutricionais – lembrando que podem ser detectadas nos estágios iniciais com o uso da avaliação nutricional – , assim, para obter informações acerca do estado nutricional do paciente, é fundamental uma adequada análise da história clínica e dos componentes apresentados da avaliação do estado nutricional.
Para essa atividade, você deverá realizar a leitura dos Temas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Mapas Relacionados