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Desenvolver a capacidade de leitura crítica de mapas é um aspecto fundamental na formação de cidadãos e profissionais que sejam capazes de questionar
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Desenvolver a capacidade de leitura crítica de mapas é um aspecto fundamental na formação de cidadãos e profissionais que sejam capazes de questionar

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Desenvolver a capacidade de leitura crítica de mapas é um aspecto fundamental na formação de cidadãos e profissionais que sejam capazes de questionar informações visuais de forma consciente e reflexiva. Ao aprender a interpretar mapas de maneira crítica, os indivíduos adquirem habilidades essenciais para avaliar a precisão, a relevância e os possíveis vieses das informações representadas. Isso vai além da simples leitura de dados geográficos; envolve, também, compreender como as escolhas de representação visual, como escalas, símbolos e legendas, influenciam a percepção e a interpretação dos dados. Em um mundo cada vez mais visual e carregado de informações, a habilidade de analisar mapas com um olhar crítico se torna crucial para a tomada de decisões informadas e para o exercício da cidadania ativa. 

Fonte: adaptado de: PEIRCE, C. SS. emiótica e filosofia da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005. 

Mediante a compreensão dos elementos de composição visual e de análise semiótica, analise as afirmativas a seguir: 

  1. Além de sua função de ferramenta de localização, um mapa também tem o intuito de refletir dinâmicas sociais, políticas e culturais de uma sociedade. 
  2. A neutralidade dos mapas consiste, sobretudo, no fato de que eles não podem ser considerados produtos sociais e históricos que refletem relações de poder. 

III. A leitura proposta por Peirce (2005) afirma que mapas são representações neutras e, por tal motivo, não possuem o intuito de refletir ou transformar a realidade. 

  1. A interpretação de um mapa exige compreensão de escala, projeção, simbologia e cores utilizadas, pois cada um desses elementos contribui para a criação de significados específicos. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

I e IV, apenas. 

II e III, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

II, III e IV, apenas.

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