Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Contextualização
Considere uma organização hipotética, que dentre os seus aspectos ambientais mais significativos estão o consumo de água e de energia, e a geração de efluentes líquidos, resíduos sólidos e poluentes atmosféricos. Você, Gestor(a) Ambiental, foi contratado(a) como responsável técnico desta organização para o gerenciamento de efluentes líquidos, resíduos sólidos, emissões gasosas, cumprimento das condicionantes ambientais da licença ambiental de operação da organização, o estabelecimento de indicadores ambientais para avaliação do desempenho ambiental, dentre outras atribuições. Desta forma, uma das primeiras atividades, será a implantação de ferramentas da gestão ambiental, sendo uma delas a elaboração e implantação do plano de monitoramento dos aspectos ambientais.
Para a geração de efluentes líquidos, considerando-se que a organização lança o seu efluente tratado em um corpo d’água Classe 2, e conforme a licença de operação, deve ser realizado o monitoramento mensal do efluente, conforme os parâmetros das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA nº 357/2005 e nº 430/2011 (Quadro 1).
Quadro 1 - Parâmetros e padrões de lançamento de efluentes e qualidade de corpos d'água.
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Brasília: CONAMA, [2005].
Mapas Relacionados