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ATIVIDADE 1 - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 53_2025
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ATIVIDADE 1 - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 53_2025

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 53_2025

ATIVIDADE DE ESTUDOS 1

O filósofo Byung-Chul Han descreve uma profunda mudança na forma como o sujeito contemporâneo lida com o trabalho, a produtividade e a própria identidade. Ele afirma que vivemos em uma sociedade do desempenho, onde o indivíduo é induzido a se autogerenciar, se motivar, se explorar. Essa liberdade forçada — “sim, nós podemos” — substitui os antigos mecanismos de repressão e disciplina por um modelo de positividade e hiperatividade. O resultado é o esgotamento generalizado, a fragmentação da atenção, a perda da interioridade e da percepção do outro. Essa lógica atinge não apenas o mundo do trabalho secular, mas também esferas religiosas, onde muitas vezes se exige do líder ou membro uma dedicação total, contínua e performática.

Fonte: https://drive.google.com/drive/folders/1oKXKDLkXxfab-1zniLkKpKvgYlJZXftm?usp=drive_link. Acesso em: 29 jul. 2025.



A partir da leitura do texto de apoio, redija uma reflexão dissertativa-argumentativa (entre 300 e 600 palavras) respondendo à seguinte questão:

De que forma a lógica da sociedade do cansaço está presente em ambientes eclesiásticos e como a teologia cristã pode oferecer caminhos para superar o ativismo religioso e restaurar a espiritualidade saudável?



Na sua resposta:

- Utilize pelo menos duas ideias centrais do texto-base de Byung-Chul Han.

- Analise criticamente como a busca por desempenho pode se manifestar dentro de práticas eclesiásticas (ativismo, excesso de agendas, pressão por resultados espirituais ou sociais).

- Proponha uma resposta teológica e pastoral que valorize o descanso, a interioridade e a comunhão em oposição à lógica da hiperprodutividade.

- Utilize exemplos práticos ou vivências reais em contextos eclesiais que ilustrem sua argumentação.

 

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