

Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030ATIVIDADE 1 - EPROD - PESQUISA OPERACIONAL - 54_2025
ATIVIDADE 1
INSTRUÇÕES DE ENTREGA:
LEIA TODO O ENUNCIADO COM ATENÇÃO ANTES DE COMEÇAR A FAZER A ATIVIDADE.
Como finalizar e entregar a atividade 1:
Ao final do seu trabalho, é necessário que você tenha um arquivo em mãos. Ele deve ser enviado para correção pelo seu Studeo, em formato de arquivo DOC/DOCX ou PDF, e apenas esses formatos serão aceitos.
Obs.: O STUDEO ACEITA SOMENTE O ENVIO DE UM ANEXO/ARQUIVO.
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos — principalmente pontos — ou for muito grande, é possível que a equipe de correção não consiga abrir o seu trabalho e ele seja zerado.
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a atividade 1 da disciplina de PESQUISA OPERACIONAL? É outra atividade de estudo?
Como enviar o seu arquivo:
Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
Bons estudos!
A Teoria dos Jogos é uma área da matemática aplicada que estuda as decisões de agentes racionais em cenários de conflito ou cooperação (Osborne, 2019; Tardelli, 2020). Na Engenharia de Produção, é utilizada para analisar estratégias em mercados competitivos, como disputa por market share, definição de preços ou lançamento de novos produtos. Seu principal objetivo é prever os resultados das interações estratégicas e determinar a melhor decisão, considerando as possíveis ações dos concorrentes.
Fonte: OSBORNE, M. J.; RUBINSTEIN, A. A Course in Game Theory. Cambridge: MIT Press, 2019.
TARDELLI, F. Teoria dos Jogos: Aplicações em Negócios e Economia. São Paulo: Atlas, 2020.
FONSECA, R. B. Estratégias Competitivas e Teoria dos Jogos na Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
As empresas Inovatech e TecnoPlus são concorrentes diretas no setor de eletrônicos e planejam lançar um novo modelo de smartphone no próximo trimestre. Cada empresa deve definir o tipo de campanha de marketing, sabendo que a decisão da concorrente impacta diretamente os resultados:
Inovatech: campanha agressiva ou moderada.
TecnoPlus: campanha agressiva ou moderada.
A matriz de payoffs (em milhões de reais) da Inovatech é apresentada a seguir:
Com base nesta matriz, a gerência da Inovatech precisa determinar a estratégia mais vantajosa, considerando as possíveis ações da TecnoPlus, visando maximizar o lucro da empresa.


Mapas Relacionados