Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030CONTEXTUALIZAÇÃO
Ao longo desta disciplina, estamos compreendendo como as características químicas de uma molécula influenciam diretamente sua ação no organismo. Agora, vamos integrar esse conhecimento e aplicá-lo na análise dos fatores estruturais que determinam a eficácia, a seletividade e a segurança de um fármaco.
Nesta atividade, você será desafiado(a) a pensar como um(a) profissional que atua na interface entre a química e a farmacologia, analisando por que algumas moléculas se ligam fortemente ao seu alvo biológico, enquanto outras falham e como pequenas mudanças estruturais podem transformar um composto inativo em um medicamento eficaz — ou vice-versa. As perguntas a seguir irão guiá-lo(a) por uma investigação sobre interações fármaco-receptor, estereoquímica, modificações estruturais e os princípios fundamentais da Relação Estrutura-Atividade (REA). Sua missão será refletir, analisar e aplicar os conceitos para construir respostas fundamentadas, que demonstrem não apenas domínio teórico, mas também a capacidade de raciocínio crítico e científico.
Fonte: SANTOS, R. A. M. dos. Química Medicinal. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Material complementar para pesquisa
Ferreira, E. I.; Barreiro, E. J.; Giarolla, J.; et al. Fundamentos de química farmacêutica medicinal. Barueri: Manole, 2022. E-book. (Disponível na “Minha Biblioteca” – Studeo > Menu > Bibliotecas > Minha Biblioteca).
Silva, P. C; Perassolo, M. S., Suyenaga, E. S. Revista Eletrônica de Farmácia Vol 7(2), 14 - 33, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/11857. Acesso em: 08 jun. 2025. (Disponível em Arquivo - Material da Disciplina).
Mapas Relacionados