/
Ao invés de apenas ensinar conteúdos, a escola precisa preparar os estudantes para pensar criticamente sobre as tecnologias que utilizam, compreendendo
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Ao invés de apenas ensinar conteúdos, a escola precisa preparar os estudantes para pensar criticamente sobre as tecnologias que utilizam, compreendendo

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

"Ao invés de apenas ensinar conteúdos, a escola precisa preparar os estudantes para pensar criticamente sobre as tecnologias que utilizam, compreendendo seus mecanismos, seus limites e suas implicações éticas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 9). 

Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025. 

Nesse ponto do texto, os autores apontam para a necessidade urgente de uma educação que vá além da simples transmissão de conteúdos e competências técnicas. Diante do avanço acelerado das tecnologias digitais e da inteligência artificial, torna-se essencial formar sujeitos capazes de interpretar, avaliar e questionar criticamente o uso dessas ferramentas. Essa perspectiva defende que a escola deve capacitar os estudantes a compreenderem os funcionamentos internos das tecnologias que utilizam, incluindo seus algoritmos, seus dados e suas finalidades. 

A proposta de uma educação crítica envolve não apenas o desenvolvimento de habilidades digitais, mas também a formação ética e cidadã. Isso significa problematizar os limites da tecnologia, suas relações com o poder e suas consequências sociais. A compreensão técnica deve ser acompanhada por uma reflexão filosófica que permita ao estudante tomar decisões conscientes e responsáveis no uso da inteligência artificial, sobretudo em uma sociedade cada vez mais mediada por sistemas automatizados. 

Segundo a citação, qual deve ser o papel fundamental da escola diante do uso crescente de tecnologias pelos estudantes? 

ALTERNATIVAS 

Ensinar os estudantes a obedecer aos comandos das plataformas tecnológicas. Focar na atualização constante dos equipamentos escolares. 

Preparar os estudantes para pensar criticamente sobre as tecnologias que utilizam. Eliminar o uso de tecnologias em favor de métodos tradicionais. 

Reduzir o tempo de exposição dos estudantes a telas e dispositivos.

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista