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Agora que você identificou as diferenças básicas entre as três principais tradições do Antigo Testamento, é hora de ampliar sua visão para o quadro completo da revelação bíblica.
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Agora que você identificou as diferenças básicas entre as três principais tradições do Antigo Testamento, é hora de ampliar sua visão para o quadro completo da revelação bíblica.

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Agora que você identificou as diferenças básicas entre as três principais tradições do Antigo Testamento, é hora de ampliar sua visão para o quadro completo da revelação bíblica. O Novo Testamento não é uma simples repetição de perspectivas do AT, mas as reinterpreta e desenvolve de formas surpreendentes. A Literatura Sapiencial oferece uma abordagem mais filosófica e universal. Paulo desenvolve uma teologia cósmica do pecado que vai além das categorias do AT. Os Evangelhos mostram Jesus redefinindo completamente o que significa pecado e perdão. Os sacerdotais continuam influenciando até os dias de Jesus. Enfim, como apresentado na atividade anterior, há diversas tradições no AT, dentre as quais as principais são os Sacerdotes, os Profetas, a Monarquia e os Sábios; no NT o problema é mais denso e mais difícil de tratar. A maior unidade na escrita e tradição, o que também dificulta a compreensão das diferenças. No geral o NT agrega as tradições da comunidade dos discípulos de Jesus; As comunidades paulinas; A comunidade Joanina; e de forma polêmica, os saduceus no contexto da comunidade de Jesus, e os fariseus no contexto das comunidades Paulinas e Joaninas; também pode-se incluir a influência de discursos políticos relacionados aos gregos e aos romanos. Essa é uma apresentação generalista, porque, entre os discípulos de Jesus há vários grupos como os helenistas, os doze, a comunidade das mulheres, grupos dissidentes como os samaritanos e outros. Mas essa pesquisa mais ampliada não pode ser realizada agora, mas fica como lição de casa para os próximos anos de pesquisa bíblica.

Para esta atividade, você estudará cinco tradições principais que complementam as três anteriores para formar um mosaico teológico rico e complexo. Você descobrirá que cada tradição contribui com insights únicos, e que a diversidade canônica é uma das grandes riquezas das Escrituras. O desafio é comparar todas as tradições, identificando não apenas suas diferenças, mas também como juntas oferecem uma compreensão integral da condição humana e da graça divina.

Objetivo: Expandir a análise para as sete tradições bíblicas, identificando as diferenças e contribuições específicas de cada uma.

Tradições bíblicas

  1. TRADIÇÃO SACERDOTAL/CRONISTA

Textos Centrais: Levítico 4:1-35; 1 Crônicas 21:1-30; Esdras 9:6-15

Textos para Ampliação da Pesquisa: Levítico 5:14-6:7; Levítico 16:20-22; Números 19:1-22; 2 Crônicas 7:14; 2 Crônicas 29:20-36; Esdras 10:10-11; Neemias 1:4-11; Neemias 9:16-37

  1. LITERATURA SAPIENCIAL

Textos Centrais: Jó 14:1-4; Provérbios 8:13; Eclesiastes 7:20

Textos para Ampliação da Pesquisa: Jó 4:7-9; Jó 15:14-16; Provérbios 1:7; Provérbios 14:34; Eclesiastes 9:2-3; Sirácida 15:11-20

  1. CARTAS PAULINAS

Textos Centrais: Romanos 5:12-21; Romanos 7:7-25; Romanos 3:9-26

Textos para Ampliação da Pesquisa: Romanos 1:18-32; Romanos 2:17-29; Romanos 6:1-14; Gálatas 3:19-25; Efésios 2:1-10; 1 Coríntios 15:21-22

  1. EVANGELHOS

Textos Centrais: Marcos 2:1-12; Lucas 15:11-32; João 8:1-11

Textos para Ampliação da Pesquisa: Mateus 5:21-48; Marcos 7:1-23; Lucas 7:36-50; Lucas 18:9-14; João 3:16-21; João 9:1-3

  1. CARTAS JOANINAS

Textos Centrais: 1 João 1:5-10; 1 João 3:4-10; 1 João 5:16-21

Textos para Ampliação da Pesquisa: 1 João 2:1-6; 1 João 2:15-17; 1 João 4:7-21; 2 João 7-11; 3 João 9-11

 

Para cada tradição, identifique:

  1. Termos principais (hebraico e grego)
  2. Como define pecado (Qual a ênfase principal de cada tradição?)
  3. Dimensão predominante (Individual, coletiva ou estrutural?)
  4. Principal consequência (O que, segundo o texto, resulta do pecado?)
  5. Solução oferecida (Segundo o texto, como resolver o problema do pecado?)
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