Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030A partir do momento em que há alguém mais pesado em uma das pontas da gangorra, ela penderá para o lado de quem tem mais quilos. O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel.
Esta divisão “partida” do poder foi proposta por alguns autores, como Aristóteles, John Locke e Jacques Rousseau. Mas o consagrado com o conceito foi Montesquieu (1689-1755), que era defensor da ideia de separar as atribuições do poder em três funções.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto na íntegra e do estudo do Livro Digital, analise as afirmações a seguir.
Alternativas
Alternativa 1 - O poder executivo é responsável por elaborar as leis que regem a sociedade e fiscalizar os atos do poder legislativo.
Alternativa 2 - A analogia da gangorra é uma maneira simples e eficaz de explicar um conceito importante da democracia moderna.
Alternativa 3 - O sistema de freios e contrapesos é uma maneira de desconsiderar que as três funções do poder se equilibrem e se limitem mutuamente.
Alternativa 4 - O poder legislativo atua na administração pública, executando projetos sociais, arrecadando impostos, intervindo nos assuntos do Estado e organizando o serviço público.
Alternativa 5 - Montesquieu, Locke e Rousseau também propuseram a divisão do poder, mas o consagrado foi Aristóteles que era defensor da ideia sobre a separação das atribuições do poder.
Mapas Relacionados