/
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis, atualizados e não tendenciosos, uma vez que a IA pode demorar a incorporar novos dados de treinamento nos algoritmos. Por isso, os alunos precisam ser orientados a adotar transparência e não aceitarem as recomendações como verdades absolutas e/ou como julgamentos já decididos e impositivos. 

Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. 

Considerando a relação entre o usuário (aluno) e a tecnologia de IA, o texto enfatiza a importância de desenvolver uma postura específica. Qual alternativa melhor descreve essa postura? 

ALTERNATIVAS 

Uma postura de aceitação passiva, confiando que os algoritmos de IA são sempre objetivos e justos. 

Uma postura de rejeição total, evitando o uso de qualquer ferramenta de IA devido aos riscos de plágio e manipulação. 

Uma postura de dependência completa, na qual os alunos devem delegar à IA a responsabilidade por seu processo de aprendizagem e tomada de decisões. 

Uma postura focada apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas para programar e treinar os próprios algoritmos, sem se preocupar com a análise crítica dos resultados. 

Uma postura de autonomia supervisionada e criticidade, na qual os alunos utilizam a IA, mas são capacitados para questionar, analisar e identificar a confiabilidade dos resultados, com orientação de professores e familiares.

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista