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A escola, enquanto instituição social, não pode apenas incorporar tecnologias, mas deve questionar criticamente seus usos e finalidades, evitando
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A escola, enquanto instituição social, não pode apenas incorporar tecnologias, mas deve questionar criticamente seus usos e finalidades, evitando

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

"A escola, enquanto instituição social, não pode apenas incorporar tecnologias, mas deve questionar criticamente seus usos e finalidades, evitando que a educação se reduza a uma lógica de mercado orientada por dados" (Azambuja; Silva, 2024, p. 7). 

Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025. 

Nesse trecho do artigo, os autores defendem uma postura crítica frente ao uso das tecnologias digitais, especialmente da inteligência artificial, no ambiente escolar. A incorporação de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora inevitável e potencialmente benéfica, não deve ocorrer de forma acrítica ou passiva. A escola, como espaço de formação de sujeitos, precisa refletir sobre os objetivos que orientam o uso dessas tecnologias, evitando que se limitem à lógica da eficiência, do controle e da mensuração típica do mercado. 

A crítica centra-se na ideia de que a educação não deve ser submetida à racionalidade instrumental que trata o processo de aprendizagem como mercadoria e os estudantes como produtos de dados. A função social da escola, nesse sentido, é preservar e fomentar a autonomia, a reflexão e a formação integral, resistindo à tendência de transformar o ambiente educacional em um espaço de reprodução de lógicas mercadológicas. A tecnologia, portanto, deve ser apropriada de forma crítica e ética, em favor do bem comum e do desenvolvimento humano. 

Qual é a principal preocupação dos autores com relação à adoção da inteligência artificial pelas escolas, conforme expressa a citação? 

ALTERNATIVAS 

A falta de interesse dos alunos por disciplinas tradicionais. 

A dificuldade técnica dos professores em operar novos sistemas. 

A imposição de uma lógica de mercado que reduz a educação à análise de dados. A ausência de equipamentos tecnológicos nas escolas públicas. 

O uso de jogos digitais como ferramentas de avaliação escolar.

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