Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030"A educação deve formar sujeitos autônomos, capazes de agir eticamente em um mundo cada
vez mais mediado por algoritmos e decisões automatizadas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 13).
Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da
Inteligência Artificial.Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível
em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025.
No trecho citado, os autores reforçam o papel transformador da educação diante dos desafios
impostos pela crescente automação da sociedade. A presença de algoritmos em decisões
que impactam diretamente a vida das pessoas – como avaliações, diagnósticos, seleções e
recomendações – demanda sujeitos que não apenas compreendam esses mecanismos, mas
que também saibam se posicionar eticamente frente a eles. A autonomia, nesse sentido, não
se limita à capacidade de agir sozinho, mas envolve consciência crítica e responsabilidade
moral diante de um mundo cada vez mais digitalizado.
Ao destacar a centralidade da ética na formação educacional, os autores contrapõem a
formação técnica instrumental à formação humana integral. Eles sugerem que a escola deve
promover uma reflexão profunda sobre as implicações das tecnologias na vida social,
estimulando atitudes éticas, solidárias e conscientes. Essa abordagem busca garantir que os
estudantes não sejam apenas consumidores de tecnologia, mas cidadãos ativos e críticos em
um ambiente mediado por inteligência artificial.
Conforme a citação, qual é uma das finalidades centrais da educação na sociedade atual
dominada por algoritmos?
ALTERNATIVAS
Incentivar o consumo de ferramentas digitais desde os primeiros anos escolares.
Substituir os valores éticos por métricas objetivas e automatizadas.
Promover a memorização de comandos tecnológicos padronizados.
Formar sujeitos autônomos e eticamente conscientes diante das decisões automatizadas.
Eliminar a necessidade de decisões humanas nos processos educacionais.
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