Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030A automação de tarefas repetitivas por meio de manipuladores robóticos tem se consolidado como uma estratégia essencial na indústria moderna. De acordo com Ceccarelli (2022), os manipuladores robóticos são projetados para executar atividades monótonas, perigosas ou que exigem alta precisão, substituindo o trabalho humano em ambientes industriais, gerando precisão e eficiência.
Atualmente, novas necessidades têm impulsionado ainda mais o uso de robôs na indústria, especialmente quando se busca maior produtividade e melhoria na qualidade dos produtos. Com isso, os primeiros modelos, antes mais simples, evoluíram para sistemas complexos e multifuncionais. Os robôs manipuladores, nesse cenário, ganham destaque por sua capacidade de realizar diferentes tarefas com precisão, manipulando objetos, ferramentas e até adaptando o próprio efetuador final conforme a aplicação.
A introdução de manipuladores robóticos nas linhas de produção permite a execução de tarefas com velocidade e precisão superiores às capacidades humanas, resultando em aumento de produtividade e redução de custos operacionais. Além disso, esses robôs podem operar continuamente, 24 horas por dia, sem necessidade de pausas, o que maximiza a eficiência das operações industriais.
Figura 1 – Braço robótico industrial de soldagem a laser de 6 eixos.
Fonte: Shenzhen Guanhong Automation co, ltd. Disponível em: https://szghauto.en.made-in-china.com/product/DnFUikcMZIhW/China-Industrial-General-Robotic-Arm-6-Axis-Laser-Welding-and-Car-Spray-Automatic-Robot-Arm-with-Machine-Price.html. Acesso em: 14 jul. 2025.
Mapas Relacionados