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A análise preditiva tem o potencial de melhorar a capacidade das instituições de direcionar estes recursos para os estudantes que mais necessitam de assistência
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A análise preditiva tem o potencial de melhorar a capacidade das instituições de direcionar estes recursos para os estudantes que mais necessitam de assistência

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

"A análise preditiva tem o potencial de melhorar a capacidade das instituições de direcionar estes recursos para os estudantes que mais necessitam de assistência, mas, como mostram as nossas análises, o viés algorítmico pode fazer com que estudantes negros em risco recebam menos apoio do que estudantes brancos semelhantes" (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. 11). 

Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.289323. Acesso em: 24 jul. 2025. 

A citação apresenta uma crítica relevante ao uso da análise preditiva baseada em algoritmos nos sistemas educacionais. Embora tais ferramentas tenham o potencial de identificar alunos em situação de vulnerabilidade e otimizar a alocação de recursos, elas também podem reproduzir padrões discriminatórios, especialmente quando os dados usados para treinamento carregam marcas de desigualdades históricas. No exemplo citado, estudantes negros, mesmo estando em situação de risco semelhante à de seus colegas brancos, recebem menos apoio institucional, evidenciando o impacto negativo de decisões automatizadas baseadas em vieses raciais. 

Esse tipo de viés algorítmico reforça a necessidade de uma abordagem crítica no uso de tecnologias educacionais. Em vez de confiar cegamente nos resultados das análises preditivas, as instituições devem monitorar constantemente os efeitos de suas decisões automatizadas. Além disso, torna-se essencial repensar as fontes de dados e os critérios utilizados para treinar algoritmos, a fim de mitigar reproduções de desigualdade e garantir a justiça social no ambiente escolar. A inclusão de perspectivas raciais, sociais e culturais nos processos de desenvolvimento tecnológico pode ser uma estratégia importante para enfrentar essas limitações. 

Qual é o principal risco associado ao uso de algoritmos preditivos em processos educacionais, conforme indicado na citação? 

ALTERNATIVAS 

O aumento da burocracia para a concessão de auxílios educacionais. 

A alocação excessiva de recursos para estudantes de alto desempenho. 

A reprodução de desigualdades raciais no acesso ao apoio institucional. 

A limitação da participação dos professores nas decisões pedagógicas. 

A diminuição da eficiência no processamento de dados escolares.

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