

Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.
Conforme Santos e Mortimer (2002), o enfoque CTSA busca superar a visão conteudista da ciência, promovendo aprendizagens que envolvam a participação cidadã e a compreensão das implicações éticas e sociais da produção do conhecimento científico.
Além disso, a utilização de jogos didáticos em sala de aula contribui para o engajamento dos estudantes, uma vez que promove a aprendizagem de forma lúdica e significativa, estimulando a interação social e a construção coletiva do conhecimento (KISHIMOTO, 2019; SILVA; FRANCO, 2020).
No contexto da BNCC, a habilidade (EF06CI05) propõe que o aluno seja capaz de "explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos" (BRASIL, 2018). Esse conteúdo pode ser trabalhado por meio de jogos educativos que promovam o raciocínio científico e o desenvolvimento de habilidades investigativas.
Neste sentido, esta atividade tem como objetivo desenvolver um jogo didático, fundamentado na metodologia ativa CTSA, para o ensino de células, relacionando sua estrutura e função com a vida cotidiana, tecnologias associadas (como microscopia e biotecnologia), implicações sociais e ambientais.
O que deve ser feito?
Faça a leitura dos artigos abaixo:
O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO
file:///C:/Users/biolo/Downloads/170-Texto%20do%20artigo-603-1-10-20170208.pdf


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