/
O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante.
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante.

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.

Conforme Santos e Mortimer (2002), o enfoque CTSA busca superar a visão conteudista da ciência, promovendo aprendizagens que envolvam a participação cidadã e a compreensão das implicações éticas e sociais da produção do conhecimento científico.

Além disso, a utilização de jogos didáticos em sala de aula contribui para o engajamento dos estudantes, uma vez que promove a aprendizagem de forma lúdica e significativa, estimulando a interação social e a construção coletiva do conhecimento (KISHIMOTO, 2019; SILVA; FRANCO, 2020).

No contexto da BNCC, a habilidade (EF06CI05) propõe que o aluno seja capaz de "explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos" (BRASIL, 2018). Esse conteúdo pode ser trabalhado por meio de jogos educativos que promovam o raciocínio científico e o desenvolvimento de habilidades investigativas.

 

Neste sentido, esta atividade tem como objetivo desenvolver um jogo didático, fundamentado na metodologia ativa CTSA, para o ensino de células, relacionando sua estrutura e função com a vida cotidiana, tecnologias associadas (como microscopia e biotecnologia), implicações sociais e ambientais.

O que deve ser feito?

 

Faça a leitura dos artigos abaixo:

O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)

 

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO

file:///C:/Users/biolo/Downloads/170-Texto%20do%20artigo-603-1-10-20170208.pdf

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista