

Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurológica. Ela é caracterizada por dificuldades no reconhecimento de palavras de forma precisa e/ou fluente e por pobres habilidades de decodificação e ortografia. Essas dificuldades tipicamente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem, geralmente inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e à disponibilidade de instrução adequada em sala de aula. Consequências secundárias podem incluir problemas de compreensão de leitura e experiência de leitura reduzida, que pode impedir o crescimento do vocabulário e de conhecimentos gerais (Associação Internacional de Dislexia, 2020, p.3).
Fonte: DISLEXIA NA SALA DE AULA: O QUE TODO PROFESSOR PRECISA SABER. Associação Internacional de Dislexia. Tradução e adaptação brasileira: Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar. Florianópolis: Lance/UFSC, maio/2020, p. 3. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://lance.paginas.ufsc.br/files/2020/03/LANCE-Tradu%C3%A7%C3%A3o-IDA-_-Dislexia-na-Sala-de-Aula.pdf. Acesso em: 29 ago. 2025.


Mapas Relacionados