Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030ETAPA 01
A mamografia é considerada o principal método de rastreamento do câncer de mama e tem papel fundamental no diagnóstico precoce da doença, sendo considerada o método mais eficaz para reduzir a mortalidade por essa neoplasia e aumentando consideravelmente as chances de sobrevida do paciente. O exame, no entanto, requer atenção a aspectos técnicos, indicações clínicas e limitações do método, logo, o domínio dessas interpretações é fundamental para a atuação segura e eficaz do profissional de saúde.
Fontes: CARVALHO, D. C. N. de. Mamografia e Densitometria Óssea. Florianópolis: Arqué, 2025
INCA, Instituto Nacional do Câncer. Mamografia: da prática ao controle. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_mamografia.pdf. Acesso em: 15 jun. 2025.
Diante do exposto, responda:
1.1 COMENTE as principais indicações clínicas para a realização da mamografia e como elas se diferenciam entre rastreamento e diagnóstico.
1.2 DESCREVA as principais categorias da classificação BI-RADS e sua relevância para a conduta clínica.
1.3 CITE e DISCORRA duas alterações benignas e duas alterações malignas que podem ser identificadas pelo exame de mamografia.
1.4 EXPLIQUE quais exames complementares são indicados para confirmação diagnóstica e investigação adicional das alterações malignas.
Mapas Relacionados