Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030ESTUDO DE CASO
Juliana (41 anos) e Marcelo (45 anos) estão casados há 7 anos e tentam ter filhos há cerca de 5 anos, sem sucesso. Conseguiram engravidar 3 vezes, evoluindo para 1 aborto espontâneo na 10ª semana, um óbito fetal intrauterino na 28ª semana e uma gestação ectópica com ruptura e perda da trompa, na 8ª semana de gestação.
Após muitos exames, Juliana recebeu o diagnóstico de endometriose avançada com formação de aderências que prejudicaram a trompa restante, de modo que ela se tornou rígida, impedindo o transporte do óvulo. Além disso, Marcelo apresentou oligozoospermia moderada no espermograma.
O casal foi encaminhado para fertilização in vitro (FIV) e após duas tentativas sem sucesso, o médico indicou a realização de uma técnica complementar chamada assisted hatching, visando facilitar a implantação embrionária e evitar novos abortos.
Na terceira tentativa, a implantação foi um sucesso e a gestação evoluiu normalmente, com apoio psicológico e acompanhamento multiprofissional.
Diante do caso, imagine que você é o embriologista responsável pelo procedimento de Juliana e Marcelo e está explicando para o estagiário as etapas técnicas de forma que ele possa compreender melhor cada processo. Usando uma linguagem clara e objetiva, RESPONDA:
Mapas Relacionados