Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030A empresa “Environment Design”, um escritório fictício que atua na área de Consultoria Ambiental – especializada em projetos de sustentabilidade urbana com foco em consultorias técnicas sobre eficiência energética, gestão de resíduos e arquitetura verde –, está crescendo de forma consistente e decidiu realocar seu Departamento Técnico do setor de projetos e consultoria para uma nova sala, com 60m² de área total. Essa nova sala possui um formato retangular (10m x 6m), uma janela grande centralizada lateral esquerda, em uma das paredes menores, e acesso por uma única porta alocada no canto superior direito, em uma das paredes maiores, como demonstrado na Figura 1.
Figura 1 - Sala
Fonte: gerada por Planner 5D em 2025.
Descrição da imagem: a Figura 1 representa uma planta baixa de uma sala retangular, com as paredes superior e inferior medindo 10 metros, e as paredes laterais medindo 6 metros cada, totalizando uma área total de 60m². Centralizada na parede lateral esquerda tem uma janela grande, e no canto direito da parede superior tem uma porta que dá acesso à sala.
***INFORMAÇÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS:***
- Ao todo, a equipe do Departamento Técnico da “Environment Design” é composta por oito pessoas, sendo:
1 Coordenador técnico.
2 Analistas ambientais.
1 Estagiário de projetos.
1 Especialista em certificações verdes.
1 Economista circular.
1 Arquiteto.
1 Assistente administrativo.
- A sala não possui divisórias internas e, por isso, o novo arranjo físico pode ser pensado no formato aberto ou integrado, não havendo salas ou paredes internas que separem as pessoas por setor ou por cargos.
- Os móveis disponibilizados paro o Departamento Técnico e seus respectivos usuários são (veja a Figura 2):
1 Estação de trabalho com cadeiras para 4 pessoas (3,0m x 1,1m) – Analistas ambientais; Especialista em certificações verdes; Auxiliar Administrativo.
1 Mesa em L com 3 cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m) – Coordenador técnico.
2 Escrivaninhas com cadeiras (1,3m x 0,6m) – Arquiteto; Economista circular.
1 Escrivaninha pequena com cadeira (1,1m x 0,5m) – Estagiário de projetos.
1 Mesa de reuniões com 6 cadeiras (2,2m x 1,1m) – de uso geral.
1 Armário de documentos (1,3m x 0,4m) – de uso geral.
2 Armários de aço tipo “Arquivo” (0,3m x 0,4m) – de uso geral.
1 Sofá de dois lugares (1,8m x 0,85m) – de uso geral.
- Seja criativo e, ao sugerir o novo arranjo físico para a sala, considere todas as possibilidades para garantir o distanciamento adequado, a acessibilidade, a segurança e o bem-estar de toda a equipe.
- Lembre-se: todos os móveis listados devem ser alocados no espaço de 60m² da sala, que, por sua vez, também deverá estar apta para acolher todas as oito pessoas que fazem parte da equipe. Veja a Figura 2:
Figura 2 - Móveis
Fonte: gerada por Planner 5D em 2025.
Descrição da imagem: a Figura 2 apresenta imagens representativas de todos os móveis listados anteriormente: uma estação de trabalho com cadeiras para quatro pessoas (3,0m x 1,1m); uma mesa em L com três cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m); duas escrivaninhas com cadeiras (1,3m x 0,6m); uma escrivaninha pequena com cadeira (1,1m x 0,5m); uma mesa de reuniões com seis cadeiras (2,2m x 1,1m); um armário de documentos (1,3m x 0,4m); dois armários de aço tipo “Arquivo” (0,3m x 0,4m); um sofá de dois lugares (1,8m x 0,85m).
Agora é com você, estudante. Para fins desta Atividade MAPA, o seu desafio é se colocar na posição de Especialista em OSM e propor um Layout (Arranjo Físico) que atenda às regras gerais de distanciamento, ergonomia e circulação na sala. Para isso, você deverá apresentar as seguintes resoluções:
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