Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030MAPA - POD - INSTRUMENTAÇÃO EM PODOLOGIA - 53_2025
Olá, estudante, seja bem-vindo (a) a atividade Mapa.
A onicocriptose, popularmente conhecida como unha encravada, é uma das afecções mais comuns no consultório podológico, caracterizando-se pela penetração da borda lateral da lâmina ungueal nos tecidos moles adjacentes. Essa condição, que afeta especialmente o hálux, pode gerar dor intensa, inflamação, infecção e, em casos mais graves, a formação de tecido de granulação. Além do desconforto físico, a onicocriptose pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, interferindo em atividades cotidianas como caminhar, trabalhar ou praticar esportes.
O tratamento podológico da onicocriptose requer uma avaliação minuciosa, conhecimento das possíveis causas — como o corte inadequado das unhas, uso de calçados impróprios e predisposição anatômica — além do domínio de técnicas para alívio imediato da dor, controle da infecção e prevenção de recorrências.
Com os avanços tecnológicos aplicados à podologia, recursos como a laserterapia têm se mostrado aliados importantes no cuidado com o paciente. Utilizada como uma ferramenta terapêutica complementar, a laserterapia pode contribuir para a redução da dor, inflamação e edema, além de estimular os processos naturais de reparo tecidual. Sua atuação não substitui os procedimentos manuais, mas oferece um suporte valioso ao tratamento clínico da onicocriptose, especialmente em casos com presença de inflamação aguda ou tecido de granulação.
CUNHA, F. R.C.; MORAES, L. R. S. Instrumentação em Podologia. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.
Esta atividade tem como objetivo explorar os conhecimentos teóricos e práticos de você, estudante, a respeito da onicocriptose, suas manifestações clínicas e possibilidades de abordagem na prática podológica, incluindo a contribuição da laserterapia como estratégia de cuidado complementar no tratamento dessa condição tão prevalente.
Considerando os desafios na rotina profissional do podólogo, analise atentamente o quadro clínico apresentado a seguir:
“Jean, 32 anos, praticante de futebol duas vezes por semana, procura sua clínica para atendimento e agenda uma consulta de urgência, relatando intensa dor no dedo. Ao examinar a região ungueal, você se depara com a imagem abaixo, evidenciando um quadro de onicocriptose grau 4 unilateral, com presença de exsudato purulento e odor fétido. O paciente informa que apresenta esse quadro clínico há meses, mas só agora decidiu iniciar o tratamento devido à falta de tempo. Jean é relativamente saudável, com diagnóstico de obesidade grau 2, relata alimentação adequada, consome bebidas alcoólicas de forma eventual e não faz uso de medicamentos”.
Descrição da Imagem: Visão do pé esquerdo, região dorsal, apresentando o hálux com onicocriptose. Na área afetada, observa-se presença de exsudato purulento, caracterizado por líquido espesso e amarelado.
Fonte: a autora.
Diante do quadro clínico apresentado e com base nos conhecimentos abordados na disciplina e no livro didático, responda às questões a seguir:
Mapas Relacionados