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No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido.
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No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido.

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, sendo a escola um espaço privilegiado para essa construção conjunta. Nesse sentido, práticas pedagógicas eficazes devem estar conectadas à realidade dos estudantes, favorecendo sua participação e construção de sentidos.

Libâneo (1994) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção”. Assim, um ambiente de aprendizagem significativo deve valorizar diferentes linguagens, respeitar os tempos de aprendizagem e proporcionar desafios acessíveis que motivem a descoberta e o prazer de aprender.

Além disso, práticas diversificadas, como o uso de projetos, jogos pedagógicos, atividades investigativas e artísticas, contribuem para o desenvolvimento integral. Como lembra Vickery (2016), “quando a criança está engajada, o conteúdo ganha vida e a aprendizagem torna-se duradoura”.

Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas e buscar estratégias que favoreçam a inclusão, o raciocínio crítico, a expressão e a colaboração.

Com base nas reflexões do texto e em sua vivência acadêmica, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e máximo 30 linhas, sobre o tema:

“Como as práticas pedagógicas podem ser planejadas para promover o desenvolvimento integral e o protagonismo das crianças no Ensino Fundamental I?”

Sua resposta deve:

- Apresentar um ponto de vista claro sobre o papel do professor no planejamento de práticas significativas;

- Argumentar com base em autores como Vygotsky, Libâneo e Vickery, entre outros que julgar pertinentes;

- Exemplificar pelo menos duas práticas pedagógicas que contribuam para um ensino mais significativo;

- Concluir apontando desafios e possibilidades para o fortalecimento dessas práticas no contexto atual da escola pública.

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