Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030MAPA - CCONT - AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2025
Na atividade MAPA, da disciplina de Auditoria Contábil, aplicaremos os conhecimentos relativos aos conceitos de Controle Interno, Riscos de Auditoria e Procedimentos de Auditoria, os quais são fundamentais para a atuação do auditor contábil. Questões baseadas na Unidade 3 do livro da disciplina.
Caso hipotético: Imagine você, Auditor Independente, contratado para realizar a auditoria das demonstrações contábeis da empresa Avalia Ltda, referente ao exercício social encerrado em 31/12/20X1.
Durante a análise do setor financeiro, percebeu que os controles internos relacionados aos recebíveis (contas a receber) não estão bem estruturados, uma vez que a empresa não realiza conferências periódicas dos saldos, não mantém controle formal da inadimplência e ainda possui registros manuais paralelos ao sistema contábil.
Ainda, durante os trabalhos, identificou-se que um cliente, com saldo relevante no contas a receber, não reconhece o valor que a empresa afirma ter como pendente, indicando uma possível divergência nas demonstrações contábeis.
Segundo Almeida (2019), controles internos eficientes são fundamentais para garantir a fidedignidade das informações contábeis e proteger os ativos da organização. A ausência desses controles aumenta os riscos de distorções nas demonstrações contábeis, exigindo que o auditor execute procedimentos mais rigorosos (NBC TA 330, CFC, 2016).
Fonte:
ALMEIDA, M. C. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
ALMEIDA, R. G. de. Auditoria Contábil. Maringá/PR: Unicesumar, 2021.
ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
CREPALDI, S. A.; CREPALDI, A. R. Auditoria Contábil: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2019.
CFC. NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Brasília: CFC, 2009.
CFC. NBC TA 315 (R1) – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente. Brasília: CFC, 2016.
CFC. NBC TA 330 (R1) – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. Brasília: CFC, 2016.
CFC. NBC TA 500 (R1) – Evidência de Auditoria. Brasília: CFC, 2016.
QUESTÃO 1) Visando aplicar os conhecimentos obtidos até essa etapa do Ciclo de Aprendizagem e para a resolução da Atividade Avaliativa MAPA da Auditoria Contábil, resolva as questões:
QUESTÃO 2:
Durante a auditoria das demonstrações contábeis da empresa Avalia Ltda, você, Auditor Independente, precisa determinar os parâmetros de materialidade, a fim de planejar os procedimentos e avaliar o impacto de possíveis distorções encontradas.
Conforme estabelece a NBC TA 320 (CFC, 2016), o conceito de materialidade é fundamental tanto para o planejamento quanto para a execução dos trabalhos de auditoria. A correta definição desse parâmetro auxilia o auditor a identificar quais distorções são relevantes o suficiente para influenciar as decisões dos usuários das demonstrações contábeis.
Diante disso, explique o que é materialidade na auditoria contábil, qual sua importância no processo de auditoria e como ela influencia o julgamento profissional do auditor na emissão do parecer.
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Mapas Relacionados