Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030MAPA - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025
O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.
A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:
LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022
- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.
- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.
- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.
Para executar a atividade, você deverá GRAVAR UM VÍDEO contendo as seguintes instruções:
Em resumo, você deve:
- Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;
- Elaborar uma atividade;
- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);
Importante:
- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.
- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!
- Atente- se no momento de postagem e verifique se o link está correto. Lembrando que APÓS FINALIZAR O PRAZO, não há como alterar o envio do link. Se seu link estiver incorreto ou em modo privado, você pode ficar sem nota.
Mapas Relacionados