Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030MAPA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025
Prezado(a) estudante,
Como discutido em nosso material "Fundamentos da Educação" a prática educativa é complexa e constantemente desafiada por diferentes visões sobre seu papel e eficácia na sociedade. Para você, futuro(a) educador(a), compreender os alicerces filosóficos, históricos, sociológicos e antropológicos da Educação não é apenas um exercício acadêmico, mas uma necessidade para uma atuação profissional consciente, crítica e transformadora.
A capacidade de traduzir esse conhecimento em ações pedagógicas é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas. Afinal, é na sala de aula, no planejamento de suas intervenções, que a teoria encontra a prática e pode, de fato, contribuir para demonstrar o poder transformador da Educação.
Nesta atividade MAPA, seu desafio será ir além da análise teórica. Você irá mergulhar nos Fundamentos da Educação para, a partir deles, conceber um Plano de Aula que se proponha a enfrentar, de forma criativa e embasada, um desafio contemporâneo da educação brasileira.
Desta forma, você deve desenvolver um Plano de Aula que articule os conhecimentos de, no mínimo, duas áreas dos Fundamentos da Educação (conforme apresentadas no livro-base) para abordar um problema educacional contemporâneo relevante no Brasil, demonstrando a aplicação prática da teoria na concepção de estratégias de ensino-aprendizagem.
Instruções para Realização da Atividade MAPA
Siga atentamente os passos abaixo:
1º Passo:
Realize a leitura atenta das "Provocações Iniciais" (páginas 6 e 7) do livro "Fundamentos da Educação".
Aprofunde seus estudos escolhendo uma (1) das Unidades do livro que abordam os diferentes fundamentos da educação.
2º Passo: Definição do Plano de Aula
Seleção do Desafio Educacional: Pesquise e selecione um (1) desafio relevante e contemporâneo da Educação Brasileira.
Definição do Público-Alvo: Determine para qual etapa/modalidade de ensino e para qual ano/série seu plano de aula será destinado (ex: Ensino Fundamental - Anos Finais - 8º ano; Ensino Médio - 1ª série; Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental; etc.).
3º Passo: Elaboração do Plano de Aula
Desenvolva um Plano de Aula completo e detalhado. O plano deve ser concebido como uma proposta de intervenção pedagógica que busque, através das atividades propostas, promover a reflexão crítica e/ou o engajamento dos alunos em relação ao desafio educacional escolhido, utilizando como base os Fundamentos da Educação estudados.
Seu Plano de Aula deve conter, obrigatoriamente, os seguintes componentes:
Nome do(a) Acadêmico(a):
R.A.:
Polo:
Curso:
Disciplina: Fundamentos da Educação
Desafio Educacional Contemporâneo Escolhido:
Público-Alvo da Aula:
Número Estimado de Aulas para Aplicação: (ex: 2 aulas de 50 min)
Tema da Aula: (Delimitação do assunto a ser trabalhado, relacionado ao desafio).
Justificativa:
Apresente a relevância do tema e do desafio educacional para o público-alvo definido.
Indique sucintamente como os Fundamentos da Educação (as duas áreas escolhidas) nortearão a abordagem pedagógica da aula.
Objetivos da Aula:
Geral: O que se espera que os alunos alcancem de forma ampla ao final da(s) aula(s).
Específicos: (Mínimo 3) Detalhe as aprendizagens, habilidades ou atitudes pontuais que os alunos deverão desenvolver. Pelo menos um objetivo deve visar à conscientização ou reflexão crítica sobre o desafio educacional abordado.
Fundamentação Teórica (Conexão com os Fundamentos da Educação):
Este é um item crucial. Explique de forma clara e detalhada como os conceitos, teorias e perspectivas dos Fundamentos da Educação (escolhidas da Unidade 1, 2, 3 ou 4 do livro-base) embasam as escolhas pedagógicas do seu plano de aula (conteúdos, estratégias de ensino, atividades propostas, forma de avaliação) para abordar o desafio educacional contemporâneo selecionado. Cite o livro-base e outros autores, se pertinente.
Conteúdo Programático:
Liste os principais tópicos, conceitos e informações que serão trabalhados durante a(s) aula(s).
Metodologia/Desenvolvimento da Aula:
Descreva, passo a passo, as etapas da(s) aula(s), detalhando as estratégias de ensino que serão utilizadas (ex: aula expositiva dialogada, estudo de caso, debate, trabalho em grupo, pesquisa orientada, uso de metodologias ativas, etc.) e as atividades que os alunos realizarão. As atividades devem ser coerentes com os objetivos e com a fundamentação teórica apresentada.
Recursos Didáticos:
Liste todos os materiais e recursos necessários para a execução da aula (ex: lousa, projetor, computador, internet, textos impressos, vídeos, softwares específicos, etc.
Referências:
Liste todas as fontes consultadas para a elaboração do Plano de Aula (livro-base da disciplina, artigos, sites, livros adicionais, etc.), seguindo as normas da ABNT.
Orientações para a Elaboração e Envio do MAPA
Originalidade e Fundamentação: O Plano de Aula deve ser uma criação original sua, demonstrando criatividade e, ao mesmo tempo, sólida fundamentação nos conceitos do livro "Fundamentos da Educação" (CARVALHO et al., 2022) e na pesquisa sobre o desafio educacional.
Normas ABNT: Todas as citações e referências devem seguir as normas da ABNT.
Formatação do Documento:
Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
Espaçamento entre linhas: 1,5 para o corpo do texto; simples para citações longas e referências (conforme ABNT).
Alinhamento: Justificado.
Extensão: O Plano de Aula deve ser completo e detalhado, contemplando todos os itens solicitados. Estima-se que um plano bem elaborado terá entre 3 a 5 páginas (sem contar capa e referências).
Revisão: Realize uma cuidadosa revisão ortográfica e gramatical antes do envio.
Envio: O arquivo deve ser enviado em formato .doc ou .docx, via ambiente virtual, no campo específico para a postagem da atividade MAPA, dentro do prazo estabelecido no calendário da disciplina.
Bom trabalho na elaboração do seu Plano de Aula!
Mapas Relacionados