Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030A inteligência artificial (IA), especialmente em contextos educacionais, desafia os modelos pedagógicos tradicionais, baseados na memorização e na transmissão unidirecional de conteúdos. Com algoritmos capazes de personalizar conteúdos e adaptar metodologias a diferentes perfis, surge a demanda por uma formação que vá além das competências técnicas, valorizando a dimensão ética e crítica. A IA, portanto, não apenas complementa a educação, mas exige sua reestruturação epistemológica.
Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; FERREIRA DA SILVA, G. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Filosofia Unisinos, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/27063. Acesso em: 18 jul. 2025.
Sobre os impactos da IA na epistemologia do ensino superior, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A IA elimina a necessidade de reavaliar os fundamentos do ensino.
As práticas pedagógicas continuam válidas, mesmo sem adaptação ao novo cenário tecnológico.
A IA promove o esvaziamento da autonomia estudantil.
O uso da IA exige a reestruturação dos modos de ensinar, valorizando a crítica e a ética. O papel do professor torna-se irrelevante diante da capacidade dos algoritmos.
Mapas Relacionados