Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030"Assim, é fundamental que educadores, desenvolvedores de tecnologia e formuladores de
políticas públicas continuem a trabalhar juntos para criar sistemas mais justos e transparentes,
promovendo práticas que garantam uma educação mais eficaz e mais igualitária" (Heggler;
Szmoski; Miquelin, 2025, p. 17).
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da
inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Revista Educação &
Sociedade, Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/ES.289323. Acesso em: 24 jul. 2025.
A citação enfatiza a importância da cooperação entre diferentes setores da sociedade para
que a inteligência artificial seja aplicada de maneira ética e equitativa na educação. A
construção de sistemas mais justos e transparentes não depende apenas de avanços técnicos,
mas também do diálogo entre profissionais da educação, especialistas em tecnologia e
responsáveis por políticas públicas. A presença de algoritmos nos processos educativos exige
que esses agentes pensem coletivamente estratégias que enfrentem os riscos de reprodução
de desigualdades e de práticas excludentes, para que a IA contribua com uma educação
transformadora.
Esse tipo de articulação intersetorial é fundamental para promover práticas que respeitem os
princípios da equidade, justiça social e inclusão. Ao alinhar os saberes pedagógicos às
capacidades tecnológicas e ao marco regulatório das políticas públicas, torna-se possível
desenhar soluções que atendam às necessidades reais das comunidades escolares. A
inteligência artificial, quando colocada a serviço desses princípios, pode ser uma ferramenta
poderosa na promoção de uma educação verdadeiramente democrática.
Segundo a citação, qual deve ser a estratégia coletiva para garantir que a inteligência artificial
contribua para uma educação mais justa?
ALTERNATIVAS
Automatizar todas as decisões educacionais, excluindo a participação humana.
Desenvolver sistemas de IA que operem de forma independente das políticas públicas.
Estabelecer parcerias entre educadores, desenvolvedores e formuladores de políticas.
Promover a neutralidade algorítmica por meio da exclusão de dados sociais.
Centralizar as decisões pedagógicas nas empresas produtoras de software educacional.
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