Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030"O uso de inovações tecnológicas, da internet e da inteligência artificial (IA) está transformando
o cotidiano da sociedade; o mundo está cada vez mais conectado, e a dependência dos
usuários nessas ferramentas está cada vez mais presente. Nesse sentido, a programação e a
codificação de algoritmos; o compartilhamento e tráfego de dados, de informações e de
comunicações precisam atender certos cuidados éticos, de vigilância, de equidade e de
controle, pois o ambiente virtual e tecnológico, além de possibilitar resultados positivos e
vantajosos, também pode trazer muitos riscos e danos aos usuários" (Heggler; Szmoski;
Miquelin, 2025, p. 3).
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da
inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Revista Educação &
Sociedade, Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/ES.289323. Acesso em: 24 jul. 2025.
A citação aponta para a crescente inserção das tecnologias digitais e da inteligência artificial
no cotidiano social, enfatizando a interdependência entre os usuários e esses sistemas. Com a
automação de processos e decisões, o cenário tecnológico se torna uma força transformadora
das práticas sociais, inclusive no campo educacional. Essa presença massiva exige um
cuidado redobrado com as formas como os dados são coletados, tratados e utilizados, dada a
possibilidade de impactos éticos, legais e sociais nos diferentes contextos em que os
algoritmos operam. A IA, ao prometer eficiência e personalização, também desafia os
princípios de justiça e igualdade, especialmente quando aplicada a ambientes sensíveis como
o educacional.
Nesse sentido, os autores chamam atenção para a necessidade de vigilância e controle ético
nos processos de desenvolvimento, codificação e aplicação dos algoritmos. Esses sistemas,
mesmo que concebidos para melhorar processos, podem refletir e reforçar preconceitos
estruturais, caso não sejam cuidadosamente projetados. Por isso, pensar sobre o uso da IA na
educação demanda uma análise crítica sobre os possíveis riscos e benefícios que seu uso
pode acarretar. Os sistemas digitais não são neutros, e a forma como operam tem implicações
diretas sobre a equidade no acesso à informação, à aprendizagem e ao desenvolvimento
social.
De que forma a citação sugere que o uso de inteligência artificial e tecnologias digitais pode
afetar negativamente os usuários, especialmente no contexto educacional?
ALTERNATIVAS
Ao limitar o acesso a dispositivos tecnológicos apenas às instituições privadas de ensino.
Ao oferecer respostas automáticas e personalizadas para estudantes com dificuldades.
Ao gerar dependência dos usuários sem riscos, pois opera com base em dados neutros.
Ao permitir o uso irrestrito de dados pessoais sem vigilância, gerando riscos éticos e
sociais.
Ao desestimular o uso de materiais didáticos impressos e tradicionais.
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