Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Para mitigar os riscos e danos causados pelos vieses algorítmicos, o estudo aponta diversas
medidas. Entre elas, a "reparação algorítmica", que se apresenta como um dever de tentar
sanar as estratificações históricas e estruturais que surgem durante a criação e utilização dos
códigos computacionais, tornando os algoritmos mais justos e equitativos.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da
inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v.
46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/.
Aceso em: 10 jul. 2025.
Segundo a proposta de "reparação algorítmica" discutida no texto, no que estipulam
acertadamente sobre as estratégias de reparação algorítmica, analise as afirmativas a seguir:
I. A curadoria de arquivos e dados para afastar a possibilidade de surgimento de algoritmos
injustos desde a origem da coleta.
II. A anticlassificação, que evita considerar características sensíveis como gênero e raça para
impedir a criação de hierarquias sociais nos resultados.
III. A distribuição de poder de IA, buscando reduzir as assimetrias entre os criadores da
tecnologia e as comunidades afetadas por ela.
IV. A priorização do desempenho do algoritmo, permitindo o uso de "pontuações de risco"
baseadas em características sociais, desde que isso melhore a precisão preditiva do sistema.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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