Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030A Criminalização da Pobreza na Contemporaneidade: A Questão Social como Caso de Polícia
A pobreza como expressão da questão social e sua criminalização no Brasil
Na sociedade contemporânea, a questão social – resultado das desigualdades produzidas pelas relações capitalistas — é frequentemente tratada como problema de segurança pública. Em vez de serem enfrentadas com políticas sociais efetivas, as expressões da questão social em algumas situações são criminalizadas. O foco desloca-se da compreensão estrutural das causas da pobreza para sua repressão e controle, especialmente das populações marginalizadas.
Fonte: Elaborado pela professora, 2025.
De acordo com Vicente de Paula Faleiros (2009), há uma transformação da questão social em caso de polícia, isto é, em vez de políticas públicas de inclusão, temos o reforço de práticas punitivistas e discriminatórias. Nesse contexto, a pobreza ainda é vista em alguns casos como ameaça, e os pobres como potenciais criminosos.
A criminalização da pobreza é a face mais perversa da desresponsabilização do Estado frente aos direitos sociais. Quando o Estado substitui políticas sociais por repressão policial, trata a desigualdade como desvio e o pobre como criminoso em potencial. A questão social, que deveria ser enfrentada com justiça social, passa a ser combatida com bala e cadeia (Faleiros, 2009; Iamamoto, 2008)
Mapas Relacionados